
SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO POR ÁGUA EM NÉVOA - WATER MIST
A tecnologia do Water Mist
- História, Eficácia & Eficiência
Nos últimos anos a tecnologia Water Mist tem amadurecido e hoje é amplamente considerada como uma solução de proteção contra incêndios devido a grande demanda do mercado por tecnologias inovadoras, maleáveis e que geram economia de recursos.
A ideia do Water Mist não é exatamente nova, 130 anos atrás uma empresa Americana chamada F.E. MYERS produziu um sistema de uma mochila que gerava pequenas gotas de agua para apagar pequenos incêndios florestais. Somente 10 anos depois a Grinnell desenvolveu o difusor “pepper pot” que combatia o fogo usando também pequenas gotas de água. Em 1930 já haviam varias companhias que se envolveram no desenvolvimento de aplicações de water mist ou water fog. Dentre elas estava a empresa Lechler que como inovação tinha um difusor com orifícios múltiplos que em naquela época (1930) chamavam de difusor de poeira de água. Em 1940 a divisão de engenharia Factory Mutual (FM) iniciou seus primeiros testes utilizando difusores de pequenas gotas. Mesmo com todos esses esforços a tecnologia não decolou ficando sem grande visibilidade em aplicação para sistemas fixos de combate a incêndio.
Foi somente nos anos 90 que o water mist começou a se tornar significativa no mercado, isso se deu devido a dois incidentes.
O primeiro incidente foi a execução do Protocolo de Montreal no qual condena substancias que agridem a camada de ozônio, o segundo foi um incêndio no navio balso “Scandinavian Star” em 7 de abril de 1990 durante esse incêndio 159 pessoas morreram.
Até o Protocolo de Montreal os sistemas baseados no gás Halon vinham bem porem com sua eliminação progressiva fizeram com que os sistemas de water mist virassem um importante caso de estudo, pesquisa e desenvolvimento.
Em áreas como proteção contra incêndio muitas vezes como sabemos são necessários grandes incidentes graves e com grandes repercussões para que as mudanças venham. A catástrofe do “ Scandinavian Star” trouxe mudanças e melhorias na International Marine Organization´s (IMO) e abertura para alternativas aos sistemas de chuveiros automáticos convencionais (sprinklers).
Muito já havia sido desenvolvimento sobre Water Mist em alta pressão na Suécia entre 1975 e 1990. Os principais objetivos eram proteger hotéis e cabines de passageiros assim como pesquisas sobre riscos de líquidos inflamáveis. Tendo o incêndio do Scandinavian Star como cenário da época (1990) os primeiros sistemas de water mist foram instalados e as primeiras empresas fabricantes de sistemas de water mist em alta pressão nasceram dentre elas a Marioff sendo seguidas por várias depois.
A tecnologia veio se desenvolvendo nos últimos 29 e a vários anos migrou dos Navios e transatlânticos para a parte terrestre.
Como os sistemas de Water Mist realmente trabalham?
Os grandes questionamentos sobre a tecnologia hoje são basicamente: Como funciona? O quanto é efetivo? Quanto custa? Quais as normas que regem esse sistema?
A tecnologia de Água Micropulverizada (Water Mist) suprime e extingue incêndio descarregando uma fina névoa de água em alta velocidade por bombas ou acumuladores de alta pressão.
Três princípios de extinção são empregados no sistema: emulsificação, resfriamento e abafamento.
Esclarecendo ainda mais, este sistema combate a incêndio utiliza três mecanismos principais: arrefecimento do fogo em si e o ar ao seu redor, bloqueia o calor radiante e desloca o oxigênio a partir da base do fogo, ou seja diferente dos sistemas de sprinklers convencionais o water mist retira dois componentes do triangulo do fogo oxigênio e calor (sprinklers tradicionais somente retiram o calor).
Existem sistemas que trabalham com baixa média e alta pressão e quanto maior a pressão as gotas são menores que permitem a cobertura de uma superfície maior e mais agua virando vapor, ou seja uma eficiência melhor na extinção do fogo, reduzindo mais rápido a temperatura do ambiente assim como o oxigênio próximo a chama. Resfriando o ambiente e prevenindo re-ignições.
Os sistemas de baixa pressão trabalham com menos de 12.5 bar. Os sistemas de media trabalham entre 12.5 e 35 bar e sistemas com alta pressão podem chegar a pressões de trabalho de até 120 bar. Cada um desses sistemas tem sua elegibilidade, o baixa pressão pode ser adequado para propósitos diferentes do media pressão ou do alta pressão e vice versa.
Como menos água é utilizada em relação aos sprinklers convencionais o custo beneficio se torna melhor, a tecnologia é amistosa ao ambiente, não agride a camada de ozônio, não contribui para o aquecimento global, não provoca danos causados por agua, não fere pessoas e é extremamente confiável.
Os sistemas que utilizam a tecnologia Water Mist devem seguir a Norma Internacional NFPA 750 e as orientações (Guidelines) FM 5560 e CEN 1497-2.
Onde apontam as seguintes regras:
NFPA 750
“Esta norma contém os requisitos mínimos para o projeto, instalação, manutenção e testes de sistemas de proteção contra incêndios com Water Mist.
Esta norma não proporciona critérios definitivos sobre eficácia frente ao fogo nem oferece um guia específico sobre como projetar um sistema para controlar, suprimir ou extinguir um incêndio. A confiabilidade se obtém mediante a obtenção e instalação de sistemas que tenham demostrado sua eficácia em ensaios de incêndio como parte do processo listado. ”
CEN 1497-2
“Este documento especifica requerimentos e fornece informação para projeto, instalação e testes e fornece critérios para aceite de sistemas terrestres baseados na tecnologia Water Mist para riscos específicos e provêm protocolos de teste de fogo para uma grande variedade de grupos de riscos.
Na falta de um método de projeto geral, é o intento deste documento que os sistemas de water mist sejam testados com fogo real em escala total e a avaliação de seus componentes sejam realizadas por laboratórios de testes qualificados.”
Concluindo, todos os sistemas que utilizam a tecnologia water mist devem possuir testes de performance para os riscos que se propõem a extinguir, controlar ou suprimir, que comprovem sua eficiência.
Water Mist no Brasil
A tecnologia vem sendo divulgada no Brasil nos últimos 7 anos e vem sendo implantada em projetos onde o cliente já utiliza a tecnologia em seus sites no exterior e mantem o mesmo padrão mundialmente e quando chega por aqui não existe uma norma nacional, o conhecimento e reconhecimento da tecnologia por todos é muito escasso e quando o conhecimento sobre um assunto é escasso ou pouco divulgado, alguns ruídos ou enganos são realizados, a tecnologia, a sociedade e o cliente final pagam o preço por isso.
A tecnologia no Brasil vem tendo destaque também no ambiente industrial terrestre mesmo sendo proveniente da área marítima, hoje existem diversas aplicações aprovadas FM e VDS instaladas no Brasil desde de Datacenters, subestações urbanas e cabines de pinturas, com um alto índice de aprovação por conta dos clientes.
O que temos encontrado é que pela falta de conhecimento do mercado sobre a tecnologia e pelo fato de não termos uma norma nacional e somente a tecnologia estar sendo mencionada na IT-37 (Subestações) do corpo de bombeiros o mercado com a tendência de crescimento e procura por novas formas de extinguir e combater incêndios irá começar a sofrer com materiais que não seguem as normas internacionais e não possuem os testes de performance mencionados na NFPA 750 listado por um laboratório que siga no mínimo guidelines internacionais já desenvolvidas.
Todo fabricante de sistemas com tecnologia Water Mist deve munir o cliente final e/ou corpo de bombeiros e/ou seguradora com a documentação correta comprovando a eficácia e eficiência do seu sistema visando assim sua aprovação, assim como é solicitado na NFPA 750 antes do fornecimento do mesmo.
Sistemas de Water Mist podem ser utilizados como uma medida de segurança contra incêndio em edificações que possuam riscos leves e ordinários em opção ao sistema de sprinklers quando estes forem exigidos ou quando forem utilizados em substituição ao sistema de compartimentação como medida de segurança contra incêndio exigido pela norma do corpo de bombeiros, desde de que existam testes de performance ou aprovações internacionais para estes cenários.
Os grandes competidores da tecnologia são os sprinklers tradicionais e sistemas que utilizam gás ou pó para controlar ou extinguir incêndios e o water mist sempre será uma alternativa a ser estudada, existirão casos que o sprinkler será a melhor opção ou sistemas que utilizam gás, mas em alguns casos o melhor cenário fica com o nossa famosa nevoa de agua, um bom exemplo são as edificações já existentes que devido as características, vantagens e benefícios já mencionados fazem a diferença.
Abaixo alguns cenários de riscos leves e ordinários onde o water mist pode ser utilizado como opção ao chuveiro automático (sprinkler) e hidrantes convencionais em edificações existentes:
• Edificações residenciais – Grupo A
• Serviços e Hospedagem - Hotéis - Grupo B
• Edificações comerciais - Grupo C
• Edificação de serviços profissionais – Grupo D
• Escolas – Grupo E
• Estações de metrô, trem, bibliotecas, museus – Grupo F
• Serviços Automotivos e similares – Garagens e Hangares – Grupo G
• Serviço de saúde e institucional – Hospitais, Presídios, clinicas, quartel – Grupo H
• Edificações Industriais – Grupo I
• Tuneis – Grupo M
Além de aplicações em Aeroportos, Indústria e Energia, Data Centers e Museus.
Concluindo é de grande importância que o mercado, os órgãos regulamentadores, corpo de bombeiros, instaladores e cliente final tenham acesso ao maior número de informações possíveis sobre a tecnologia, que a mesma seja normalizada no Brasil, assim como deve estar prevista em IT´s ou decreto, evitando assim que sistemas Water Mist sejam instalados a revelia onde todos perdemos com isso no quesito proteção de vidas.

Porque Water Mist em Alta Pressão?
Quando a água é alimentada através de bicos HI-FOG em alta pressão, ela produz uma fina névoa de água. A névoa de água de alta pressão tem muitos benefícios: A alta pressão produz uma área de superfície de névoa de água maior do que os sistemas de aspersão de baixa pressão. Uma área de superfície maior é mais eficaz. A poderosa capacidade de absorção de calor evita que o fogo se espalhe e torna a evacuação mais segura. O tamanho pequeno da gota torna a vaporização eficaz e o oxigênio é deslocado com eficiência. A vaporização efetiva resfria os gases de combustão quentes. Isso protege a área ao redor do fogo dos danos causados pelo calor. Menos água, mais eficiência com sistemas de névoa de água de alta pressão Testes de incêndio mostraram que os sistemas de névoa de água HI-FOG usaram significativamente menos água para suprimir incêndios em comparação com um sistema de sprinklers tradicional. A água é um recurso natural valioso e não deve ser desperdiçado. Com o sistema HI-FOG, você pode proteger a si mesmo e a sua propriedade enquanto preserva a natureza. Além disso, em alguns locais, água extra pode não estar prontamente disponível, portanto, preservar a água pode ser uma necessidade.
Unidades de bombeamento Water Mist Alta Pressão
As unidades de bombeamento são o coração dos sistemas HI-FOG®. Oferecemos três unidades de bomba HI-FOG padrão:
Unidade de Bombeamento Terrestre HI-FOG (LPU)
Unidade de bombeamento elétrico HI-FOG (EPU)
Unidade de Bombeamento a Gás HI-FOG (GPU)
Benefícios da Unidade de Bombeamento Terrestre HI-FOG (LPU)
A LPU é modular, o que significa que você pode obter o número exato de bombas de que precisa. Os tamanhos das bombas LPU variam, então podemos otimizar os recursos da LPU para caber em locais específicos. Módulos de bomba e gabinetes de controle podem ser instalados separadamente. Isso permite mais flexibilidade no projeto da sala de bombas e facilita as modificações. A fabricação enxuta e uma estrutura modular pronta para uso permitem entrega rápida e manutenção simplificada.
Benefícios da unidade de bombeamento elétrico HI-FOG (EPU) A EPU consiste em uma unidade de bombeamento mecânico e um gabinete de controle separado. Um sistema de controle avançado com conversor de frequência permite a produção da pressão e vazão exatas necessárias, um recurso que economiza energia. O excesso de descarga de água não é necessário, o que simplifica ainda mais o projeto mecânico. Uma interface amigável permite monitorar o status da unidade e controlar os alarmes. Ele também fornecerá informações de ajuda, lembretes de manutenção e um registro do histórico de eventos que facilita o gerenciamento do sistema.
Benefícios da unidade de bombeamento a gás HI-FOG (GPU) A GPU é independente, o que significa que nenhuma fonte de energia externa é necessária para ativá-la. Funciona com ar comprimido, que é usado para produzir névoa fina de água em caso de incêndio. Isso torna a GPU uma opção simples para espaços de máquinas, por exemplo. A GPU consiste em uma bomba do tipo pistão mecânica acionada a gás. Pode levar água de um sistema de água externo ou de um tanque de água ou cilindros. Portanto, pode ser customizado para diversos tipos de locais de instalação. O tamanho será adequado para cobrir o espaço protegido, de modo que ocupe o menor espaço possível.


Os bicos de Water Mist
As cabeças de pulverização (bicos) HI-FOG® são uma escolha confiável para sistemas de proteção contra incêndio por water mist HI-FOG. Milhares de testes de incêndio em escala real e aprovações de todas as principais sociedades de classificação provam que os bicos de water mist HI-FOG são uma escolha segura e eficaz para proteção contra incêndio. Você pode ler nossas histórias de sucesso para descobrir como organizações em todo o mundo confiam no HI-FOG.
Como funcionam as cabeças de pulverização HI-FOG? As cabeças de pulverização HI-FOG são projetadas e fabricadas pela Marioff, por isso conhecemos nossas projetores de water mist por dentro e por fora. Todas as cabeças de pulverização HI-FOG são feitas de aço inoxidável e vêm com um filtro, que evita o entupimento. Os orifícios são abertos e não há bulbo de vidro sensível ao calor como em nossos aspersores. Quando o sistema HI-FOG é ativado por um sistema de detecção de incêndio, uma válvula de seção se abre. Em seguida, a água pressurizada enche a tubulação. Finalmente, a água é dispersada como névoa de água de alta pressão (water mist) através dos aspersores. Todos os aspersores são ativados de uma só vez em uma área pré-definida de proteção contra incêndio. O tamanho dessa área pode ser adaptado para atender às suas necessidades.
Em que tipo de sistemas os aspersores HI-FOG (water mist) são usados?
Na maioria dos casos, as cabeças de pulverização são usadas em sistemas de dilúvio. Os sistemas de dilúvio possuem um sistema de detecção de incêndio independente, após o qual a descarga de água é ativada manualmente ou automaticamente. Os sistemas de dilúvio “inundam” a tubulação que está seca em circunstâncias normais, daí o nome.
Que tipo de cabeça de spray (bico de Water Mist) HI-FOG a Marioff oferece?
Uma grande variedade de cabeças de pulverização HI-FOG está disponível para atender a uma vasta gama de requisitos de proteção contra incêndio. Nossa seleção de cabeças de pulverização HI-FOG contém opções adaptadas especialmente para diferentes espaços de máquinas e aplicações industriais. Também oferecemos cabeças de pulverização que atendem a requisitos especiais, como instalações de cabeças de pulverização invioláveis para maior segurança ou cabeças de montagem no chão para hangares de aeroportos.
Válvulas para Water Mist Alta Pressão
Cada válvula é um produto de alta qualidade projetado pela Marioff para garantir a melhor funcionalidade possível. Leia mais abaixo sobre as diferentes válvulas usadas em nossos sistemas HI-FOG e qual o papel que elas desempenham na proteção contra incêndio por névoa de água.
Válvulas de seção de sprinkler. As válvulas de seção dividem o sistema de sprinklers HI-FOG em seções. As válvulas de seção são normalmente abertas e monitoradas constantemente. Quando um aspersor é ativado pelo calor, a água flui através da válvula e a unidade da bomba HI-FOG é ativada automaticamente. As válvulas de seção também são usadas para fechar manualmente o abastecimento de água durante a manutenção. Além disso, as válvulas de seção são equipadas com uma conexão de teste especial para fins de teste de manutenção, para que a ativação do sprinkler possa ser simulada sem a necessidade de ativar todo o sistema HI-FOG. Se necessário, as válvulas de seção podem ser montadas em conjunto com outros acessórios, como indicadores de fluxo.
Válvulas de seção de espaço de máquinas
As válvulas de espaço de máquinas são usadas principalmente para sistemas HI-FOG com cabeças de pulverização (bicos) abertas. Quando um incêndio é detectado, as válvulas do compartimento de máquinas se abrem e permitem que a água flua e descarregue na área do incêndio. As válvulas de espaço de máquinas são controladas remotamente ou localmente.
Outras válvulas
Oferecemos uma variedade de válvulas de liberação e controle para sistemas HI-FOG operando com ar comprimido. A Marioff também pode fornecer outras válvulas, como válvulas de pré-ação, válvulas de estabilização, válvulas de retenção e válvulas de esfera para tornar as instalações do sistema HI-FOG o mais simples possível.
